Minimalismo é um modo de vida que se baseia na simplificação, ou seja, é viver com o mínimo. É refletir e perceber o que realmente nos torna felizes como seres humanos. É ter controlo do nosso tempo e do nosso espírito, colocando de parte tudo o que possa ser superficial tanto a nível material como a nível do pensamento.
O minimalismo é um processo que leva o seu tempo, não acontece do dia para a noite. É um caminho que pode levar vários meses a partir do momento que sabes que queres fazer uma mudança na tua vida. No meu caso faz ano e meio que decidi mudar a minha vida e ainda vou a meio do processo como podem ler no meu último post.
Esta filosofia de vida ensina a viver com o estritamente necessário, aos olhos de cada um, e com isso economizar algum dinheiro para ser aplicado no que realmente nos traz valor. Não significa com isso que devemos abdicar de algo que nos faz feliz só porque se simplifica ou se poupa. Por exemplo, eu não abdico dos meus livros em papel ou dos meus tecidos que me enchem estantes, é algo que me traz alegria enquanto pessoa. Não há mal em ter objetos que apreciamos verdadeiramente e que fazem a diferença na nossa vida.
Resumindo, o Minimalismo pode ser visto e aplicado de diferentes formas na vida de todos os dias, mas a sua raiz será sempre VIVER COM O MÍNIMO.