DIY – Faz a tua própria Máscara Social em Tecido

Como tinha escrito num post anterior, fiz umas máscaras de proteção para a família cá de casa. As máscaras são feitas em tecido algodão e deixei uma abertura para colocar um filtro para aumentar a proteção. Por isso, para além do tecido da frente, mais o forro e o tecido para colocar o filtro acho que se pode dizer que conseguimos evitar a propagação do vírus. Já fiz o teste, e sim, conseguimos respirar.

Não vou comercializar máscaras. Não me sentiria bem comigo própria estar a cobrar um produto tendo em conta a situação atual. Não critico quem o faça, afinal estamos numa fase difícil e é compreensível que alguns negócios estejam a safar-se com a comercialização das mesmas.

Mas vamos lá ao que interessa. Esta máscara não apresenta nenhum tecido especifico já que depois é colocado um filtro. Pode ser um filtro de café, lenço de papel ou papel de cozinha. Eu optei pelo filtro de café tamanho 2 que permite cortar várias tiras.

Material necessário:

Molde da Máscara

Tecido de algodão (frente)

Tecido de algodão (forro/colocação do filtro)

Elástico com 0,5 mm (tamanho do elástico descrito na imagem do molde)

Moldes das Máscaras de Proteção

Fiz os moldes nos diferentes tamanhos de máscara numa folha de cálculo para que seja mais fácil para vocês fazerem o croqui. Basta contar os quadriculados para fazer o desenho da máscara. Depois é só seguir os passos que partilho convosco. 1 cm equivale a 2 quadriculas.

Molde – Máscara dos 4 aos 6 anos
14 cm de elástico p/cada alça
Molde – Máscara dos 7 aos 15 anos
15 cm de elástico p/cada alça
Molde – Máscara de Adulto
16 cm de elástico p/cada alça

Passo 1: Selecionem o molde pretendido, copiem e recortem.

Passo 2: Recortem os vossos tecidos. 2 do tecido exterior, 2 do tecido forro e 2 do tecido para filtro.

Passo 3: Coloquem os lados direitos de cada tecido juntos e costurem as bordas arredondadas de cada tecido 2 a 2, a 0,5 cm da borda.

Passo 4: Nas laterais do tecido onde se vai colocar o filtro, fazemos duas dobras, mais ou menos 1 cm, e costuramos. Utilizem molas ou alfinetes para ajudar a segurar.

Passo 5: Montem as peças da seguinte forma: tecido do filtro voltado para o tecido externo e depois o tecido do forro por cima do tecido do filtro . Costurem a todo o comprimento deixando as laterais abertas.

Passo 6: Ainda com o tecido do avesso, prendam com ajuda de um alfinete as pontas do elástico que deve estar dentro da máscara como mostra a imagem abaixo. Façam a costura a 1 cm da borda insistindo na zona do elástico. Na última lateral, costurem apenas a zona do elástico deixando uma abertura de 2 cm para virar o tecido.

Nesta imagem o tecido não está do avesso. É somente para mostrar como o elástico deve ficar no interior do tecido antes de coser

Passo 7: Após virar o tecido basta fazer um ponto invisível nos 2 cm da abertura. Para quem não souber fazer o ponto invisivel basta fazer uma costura a todo o comprimento das laterais et voíla.

Se pretenderem oferecer umas máscaras aos familiares não se esqueçam de as esterilizar, passando o ferro e colocando-as em bolsas herméticas, sem tocá-las, por 24 horas.

Espero ter ajudado! E mais uma vez protejam-se.